Bombinhas

A Pousada dos Ingleses está localizada na praia de ZImbros, umas das 39 praias do município de Bombinhas, algumas delas são acessíveis somente por trilhas ou pelo mar. Conheça as principais praias da cidade..

Praia de Zimbros

    Foi a primeira praia avistada pelos colonizadores açorianos na península, que encontraram ali o zimbros, planta da família das Pináceas, de cujos frutos aromáticos é feita a bebida alcoólica conhecida por genebra. Daí, o nome da praia.

    Além do turismo, a renda da população tem origem na pesca e no cultivo de marisco e ostras. As embarcações na beira da praia proporcionam um visual colorido e pitoresco. Suas águas calmas e sem ondas são propícias para os esportes náuticos, como a vela e o esqui

.   No canto direito da Praia está a Área de Relevante Interesse Ecológico da Costeira de Zimbros, que abriga importantes exemplares de flora e fauna de Mata Atlântica e possui 4 praias desertas, dentre elas estão: do Cardoso, Lagoa, Triste e Vermelha.

Centro de Bombinhas

      É a praia que dá nome a cidade e onde se encontra o maior centro comercial da cidade. Sua faixa de areia é composta por cristais de quartzo, que dão um tom incrivelmente branco, emoldurando o mar calmo e transparente com pequenas ondas, garantindo a alegria das crianças. Os mesmos cristais produzem um som característico sob os pés, semelhantes a estalidos, o que rendeu o nome à praia.

    No centro Bombinhas, estão localizadas as principais escolas e operadoras de mergulho autônomo, com saídas diárias para os costões da península e na parte sul da Ilha do Arvoredo.

   Uma das grandes atrações da Praia de Bombinhas é a tradicional Corrida de Canoas-de-um-Pau-Só, evento anual, sempre na comemoração do aniversário da cidade, em março, que atrai pescadores de todo o estado, com suas canoas peculiares.

     O nome Bombas deriva-se do fato do som produzido pelo bater de suas ondas. Apesar disso, é uma praia de águas tranquilas e cristalinas, muito procurada por famílias que buscam sossego e segurança. Nas proximidades do costão esquerdo, as ondas também permitem a prática do surf.

  Antigamente chamada de Praia Grande, em razão de sua extensão de aproximadamente 2 quilômetros, Bombas ainda é um reduto da pesca artesanal. Ao longo da praia, encontram-se vários ranchos de pesca, que guardam as centenárias canoas-de-um-pau-só, ainda utilizadas no período de maio a julho durante a temporada da tradicional pesca da tainha.

Praia de Bombas
Praia de Quatro Ilhas

    É conhecida pelos moradores mais antigos como Praia de Fora, devido sua localização e característica de mar aberto. O nome Quatro Ilhas deve-se às quatro ilhas avistadas desde a praia. Uma delas, a Ilha do Macuco, próxima ao continente. As outras três, Ilha das Galés, Deserta e Arvoredo, são as que compõem a Reserva Biológica Marinha do Arvoredo.

      A praia também é conhecida pela grande cruz instalada em suas areias. Contam os moradores que dois pescadores, após terem encontrado a cruz na beira do mar, ficaram tão impressionados que resolveram fincá-la no mesmo local onde a acharam. Segundo os moradores e pescadores daquela região, após esse acontecimento realizaram um lance (pesca) de tainhas jamais visto, tal a abundância do pescado. Desde então, todos os anos, no dia 3 de maio, alguns pescadores adornam a cruz com flores e fazem pequenas preces, para que haja sempre a mesma fartura na pesca da tainha. Com o passar do tempo, a cruz de madeira foi se deteriorando, sendo substituída por uma cruz de concreto.

    A belíssima praia preservada por restinga, possui 1km de extensão. É reduto de jovens que buscam suas boas ondas para a prática do surf.

Praia de Mariscal

      A Praia de Mariscal, com 204,5 metros de extensão, tem areias brancas a base de cristais de quartzo e águas cristalinas. O nome surgiu em função da grande quantidade de mariscos em seus costões. Com águas muito limpas e ondas de médio porte, é muito procurada pelos surfistas.

   A vegetação de restinga está preservada pintando de verde toda a sua orla, aproximando o turista à natureza. É indicada para banhos de mar e sol, surf, pesca esportiva e longas caminhadas. Para quem gosta de sossego, Mariscal possui uma estrutura quase que exclusivamente residencial.

Praia do Canto Grande

       Por estar localizada em um istmo, com duas praias opostas, seu primeiro nome era Ponta Grande. A partir dos anos 30, ganhou o nome atual, dividindo-se entre Mar de Dentro e Mar de Fora. Esta pequena vila de pescadores e maricultores ainda mantém viva a cultura dos imigrantes do Arquipélago dos Açores, como a tradição do terno de reis e a técnica da pesca artesanal.

     O centro da Vila fica aos pés do Parque Municipal do Morro do Macaco, o segundo ponto mais alto da cidade que proporciona ao turista uma bela vista da cidade, da Reserva Biológica Marinha do Arvoredo e também das cidades vizinhas como Tijucas, Governador Celso Ramos e Florianópolis. O Mar de Dentro fica no lado oeste da vila, na Baía de Zimbros, é de águas tranquilas, é ponto de partida de muitas pescarias e passeios de barco pela região. Tem 2.180 metros de extensão. Dali, o por do sol é uma atração única. O Mar de Fora, ao leste da vila é de águas mais agitadas, com ondas propícias para o surf.

   Suas águas límpidas são renovadas constantemente pelas correntes. A praia também é muito procurada pelos amantes da pesca de arremesso, ao longo de seus 3.831 metros de extensão.

Praia da Tainha

Como o próprio nome diz, esta praia é um excelente local para a pesca da tainha durante os meses do inverno. É um refúgio natural em meio a Mata Atlântica, com beleza surpreendente. Possui cerca de 200 metros de extensão.

Prêmios e Certificados

Booking.com

Associado

Rede Costa Esmeralda de hotéis e pousadas
Costa Esmeralda Convention & Visitors Bureau